Enquete
Qual tema de sua preferência na área de Ergonomia?
Ginástica Laboral
NRs|0|orange
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (116 votos)




ONLINE
1








Total de visitas: 6871

Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

        A Ginástica Laboral é um programa de promoção e manutenção da saúde do trabalhador que tem como objetivo principal à prevenção de doenças ocupacionais além de auxiliar na melhoria do bem-estar, prevenção da instalação da doença, gerando maior disposição à jornada de trabalho, ao mesmo tempo, proporcionando maior qualidade de vida, aumento da produtividade em todos os setores de serviços prestados pela empresa. A Ginástica Laboral (GL) é um programa de qualidade de vida e de promoção do lazer, mesmo sendo realizada pelos trabalhadores durante o expediente de trabalho. (MENDES, 2004).
       Os exercícios do programa de Ginástica Laboral ativam a circulação periarticular com aquecimento tecidual e neuromuscular, que são imprescindíveis às atividades que exigem atenção e tomadas de decisão que resultam em atos motores, promovem ganho de força pelo alongamento muscular restaurados do potencial contrátil, melhoram o retorno venoso, a capacidade ventilatória, reduzem o estresse e melhoram a postura. (LONGEN, 2003).
       A ginástica laboral consiste na realização de exercícios para a promoção de aquecimento músculoesquelético (preparando o organismo para o trabalho físico e melhorando o nível de concentração, elevando a temperatura corporal e o aporte sanguíneo para os tecidos), alongamentos (prepara os músculos, tendões, ligamentos e cápsulas articulares, para maiores amplitudes dos movimentos), resistência muscular localizada (favorecendo a normalização do tônus muscular decorrente do esforço repetitivo nas tarefas laborais e atividades diárias, fornecendo a manutenção do equilíbrio muscular e a prevenção das doenças osteomusculares) e relaxamento (a finalidade é compensar e relaxar todo e qualquer esforço repetitivo nos músculos, articulações, tendões e ligamentos, transcorridos no período de trabalho). (SHARKEY, 1998).
       A implantação dessas atividades contribui na diminuição dos acidentes de trabalho, de doenças relacionadas ao trabalho, do estresse e do absenteísmo, passando a ser uma ferramenta importante para a promoção da saúde, do trabalho e da qualidade de vida.
       Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia, o aumento da produtividade em massa, a alta competitividade do mercado e o surgimento de novos postos de trabalho, trouxeram como conseqüência para a vida moderna o aumento do sedentarismo, das alterações posturais, das doenças/afecções ocupacionais e principalmente do stress e da diminuição da qualidade de vida do ser humano.
       Diante desta realidade surgem novas oportunidades para o fisioterapeuta, que através de programas que promovem aumento da qualidade de vida e bem estar geral para o trabalhador e técnicas de prevenção às doenças relacionadas ao trabalho, está conquistando seu espaço no mercado nos diversos setores econômicos.